Óleo de Borragem: Prevenção Natural de Doenças

Óleo de Borragem: Prevenção Natural de Doenças

Conheça o óleo de borragem, um anti-inflamatório fitoterápico muito poderoso no combate a uma série de disfunções do organismo humano.

O óleo de borragem é uma das mais efetivas substâncias encontradas na natureza.

É utilizado para reduzir os processos de inflamação e oxidação causados por influências nocivas comuns do meio em que vivemos, evitando assim o surgimento de problemas sérios de saúde.

Além disso, seu uso não apresenta efeitos colaterais, ao contrário de muitos medicamentos que acabam por sobrecarregar órgãos importantes como o fígado.


Veja ao decorrer deste artigo tudo o que você precisa saber sobre o óleo de borragem.


O que é óleo de borragem?

Óleo de Borragem Tomar

O óleo de borragem é um extrato da Borago officinalis L., uma pequena planta de flores azuladas nativa de países do sul europeu e oeste asiático.

É uma planta herbácea de uso medicinal que cresce facilmente em solos ricos em nitrogênio.

Contudo, o óleo de borragem contém uma grande quantidade de ácido gama-linolênico, conhecido como GLA, um ácido graxo de efeito anti-inflamatório.

Entre os óleos obtidos a partir de sementes, como o de prímula, esse é o que possui a maior concentração de GLA.

Por isso, o óleo de borragem desempenha uma ótima função no organismo, já que o GLA é um ácido graxo ômega-6 e não é produzido pelo organismo, nem encontrado em alimentos comuns.

Entenda a seguir como ele contribui para uma boa saúde. 


Para que serve?

Além de ser um ótimo anti-inflamatório, o óleo de borragem também possui ação antioxidante.

Por isso, é multifuncional e pode ser utilizado para fins diversos, principalmente esses que estão listados abaixo e possuem comprovação científica e também empírica nas pessoas que já o utilizaram.

  • Tratar problemas de pele: Além de rejuvenescer e devolver a elasticidade e firmeza para a pele, o óleo de borragem também serve para reparar danos trazidos por eczema, dermatite e acne;
  • Aliviar os sintomas da menopausa e TPM: O óleo de borragem auxilia na redução dos calores repentinos comuns da menopausa, além de diminuir as cólicas, inchaços, acne hormonal e irritabilidade decorrente do período pré-menstrual;
  • Regular os níveis de gordura no sangue: O óleo de borragem ajuda a diminuir o nível do colesterol prejudicial e aumentar a produção daquele que é benéfico. Dessa forma, evita o aparecimento de doenças cardiovasculares decorrentes do desequilíbrio desses lipídios;
  • Diminuir a dores reumáticas: Por sua ação anti-inflamatória, o óleo de borragem faz com que os sintomas dolorosos de doenças como a artrite reumatóide sejam bem mais brandos, sendo mais eficaz que medicamentos tradicionais.

Doses e como tomar

Os ácidos graxos presentes no óleo de borragem também podem ser encontrados em alguns alimentos, como as nozes.

Porém, para ingerir a quantidade necessária para obter algum efeito, seria preciso incluir um volume muito grande desses itens na alimentação.


Dessa forma, o mais indicado é que seja feita a suplementação de ômega-6. Nesse sentido, o suplemento nutricional mais rico em GLA é o óleo de borragem, geralmente comercializado em cápsulas de 500 mg da substância pura.

Para melhorar a pele

O óleo de borragem apresentou grande eficácia no tratamento de distúrbios cutâneos, como eczema e psoríase.

Nesses casos, a dosagem recomendada é de 2000 mg por dia, ou seja, 4 cápsulas. Em aproximadamente 5 meses de uso regular, os resultados já são visivelmente notáveis.

Além desses dois casos mais sérios, o óleo de borragem também serve para melhorar a saúde da pele como todo, tornando-a mais jovem e firme, além de reduzir o aspecto inflamado causado pela acne e dermatites.

Para a saúde em geral

Para obter as outras várias vantagens que o óleo de borragem proporciona, os fabricantes recomendam a dose diária de 1 a 3 cápsulas, ingeridas juntamente com as principais refeições.

Mas para que o potencial do composto seja aproveitado ao máximo, é importante que um especialista seja consultado e seja estabelecida uma dose personalizada de acordo com a necessidade.


Benefícios

O óleo de borragem possui a melhor ação anti-inflamatória entre os óleos fitoterápicos extraídos de plantas.

Além disso, age também como antioxidante para limpar e proteger as células. Essa dupla de propriedades proporciona uma gama de benefícios para o bom funcionamento do organismo. Saiba quais são logo abaixo.

  1. Menor possibilidade de câncer: O poder antioxidante do óleo de borragem é um dos mais potentes na proteção das células contra a ação dos radicais livres, ajudando a prevenir o câncer;
  2. Mais saúde para o coração: Por ajudar a manter o colesterol em níveis saudáveis, o óleo de borragem evita o surgimento de doenças cardiovasculares e ajuda a manter o coração sadio;
  3. Conforto para os períodos femininos: O óleo de borragem ajuda a tornar o período menstrual e a menopausa menos incômodos para as mulheres, fazendo com que possam viver esses dias de uma forma mais normal;
  4. Melhora para a aparência da pele: Ter uma pele mais bonita e jovial é um desejo da grande maioria das pessoas, principalmente das mulheres. O óleo de borragem ajuda muito nesse aspecto, além de melhorar a vermelhidão e as marcas decorrente da acne e também diminuir a coceira e descamação em casos de eczema, psoríase e dermatite;
  5. Alívio da dor: Melhor que anti-inflamatórios convencionais, o óleo de borragem faz com que as dores decorrentes de doenças nas articulações. Esse efeito é ótimo principalmente para pacientes diagnosticados com artrite reumatóide;
  6. Maior chance de emagrecimento: Há evidências de que o óleo de borragem estaria relacionado com o aumento da presença de gordura marrom e redução da gordura branca no tecido adiposo. A segunda é o tipo prejudicial para o organismo, enquanto a primeira é útil para manter a temperatura corporal.

Perguntas frequentes

Mesmo depois de conhecer cada aspecto do óleo de borragem, é comum que ainda reste algum receio, afinal toda substância usada de forma errada pode trazer mais efeitos adversos do que benefícios.  

Dessa forma, tire as principais dúvidas nos tópicos a seguir.


  • Quantas miligramas de óleo de borragem devo tomar por dia?

A dose diária de óleo de borragem varia de acordo com o objetivo a ser atingido. Para quem quer tratar algum problema de pele, a quantidade é de 2000 mg ou 4 cápsulas.

Mas para os demais propósitos, o recomendado é de 1 a 3 cápsulas, ou seja, até 1500 mg da substância.


  • O óleo de borragem e o de prímula são a mesma substância?

Tanto um quanto o outro são fitoterápicos muito bons para tratar diversas disfunções de maneira natural, mas não vêm da mesma planta.

Enquanto o óleo de borragem é extraído da Borago Officinalis L., o óleo de prímula vem da Oenothera biennis L., além disso o primeiro tem uma quantidade bem maior de GLA que o segundo.


  • O óleo de borragem tem efeitos colaterais?

Quando utilizado de forma correta, o óleo de borragem geralmente não apresenta efeitos colaterais.

Porém, em alguns casos podem ocorrer náuseas, dores de estômago, prisão de ventre e diarréia.


Se qualquer um desses efeitos adversos aparecer, suspenda o uso e procure um médico imediatamente.


  • Quais as contraindicações para o uso de óleo de borragem?

De forma geral, o uso de óleo de borragem é bastante seguro, exceto em no caso de gestantes, lactantes, crianças e adolescentes, portadores de epilepsia, esquizofrenia e hipersensíveis à substância.

Em todo caso, é melhor que o suplemento seja tomado apenas com a autorização de um especialista.


Posts Relacionados